<<< Baixe o Caderno de Resumos >>>
-------------------------------------------------------------
MELHORES TRABALHOS APRESENTADOS NO III SIMPÓSIO DE PESQUISA DO NUPEM
Categoria Pós-Graduação
- TOLERÂNCIA TÉRMICA DO FOTOSSISTEMA II EM MACROALGAS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE.
Autora: Maria Laura Borgo
- O ENVOLVIMENTO DO DERMATAM SULFATO NA NEURORREGENERAÇÃO DA ASCÍDIA STYELA PLICATA.
Autor: Taynan Motta Portal
Categoria Graduação
- CULTIVO E REPRODUÇÃO DE ISOETES CANGAE (ISOETACEAE) EM DIFERENTES COMPOSIÇÕES DE SUBSTRATOS: ESTRATÉGIA PARA CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE.
Autora: Laís Barreto Jordão
- INDUÇÃO DE TOLERÂNCIA TÉRMICA EM LENTILHA (LENS CULINARIS) POR MEIO DA NANOBIOTECNOLOGIA.
Autor: João Victor Barbosa Santana
O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM convida todos para o III Simpósio de Pesquisa do NUPEM: Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável no Norte Fluminense. O evento será realizado de forma remota nos dias 14 e 15 de dezembro de 2021 e contará com apresentações de trabalhos, mesas redondas, minicursos e palestras.
O público-alvo do evento será formado por alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e gestores da administração pública e de unidades de conservação. O tema deste ano propõe reflexões sobre como a produção científica pode alavancar o desenvolvimento da sociedade e a preservação da biodiversidade, fomentando assim a soberania e o desenvolvimento sustentável do Norte Fluminense.
Tradicionalmente, o Simpósio proporciona oportunidade ímpar para reflexões de alto nível acadêmico e interação entre diversos atores de nossa sociedade.
ATENÇÂO! O prazo para submissão de resumos foi prorrogado até o dia 07/12
A submissão de resumos no evento deste ano deverá ser feita entre os dias 01 e 07 de dezembro.
Para isto, o evento contará com uma plataforma própria para a submissão dos resumos. A plataforma possui campos pré-definidos que auxiliarão o(a) autor(a) no momento da submissão.
São eles:
Após o preenchimento dos campos acima, basta clicar no botão Submeter Resumo e após receber a mensagem de confirmação da submissão clicar em OK para retornar à página inicial do evento.
--
IMPORTANTE: Nossos eventos utilizam um sistema de apoio que gerencia os cadastros dos participantes, o "CadastroWeb UFRJ". Para submeter seu resumo, antes será necessário Criar seu cadastro neste sistema. Caso já possua cadastro e deseje solicitar uma nova senha de acesso, basta utilizar o link Esqueci minha senha.
Lembre-se, seu login (username) no CadastroWeb sempre será a numeração de seu CPF, sem pontos nem traço.
--
Para dúvidas ou dificuldades técnicas na utilização da plataforma, basta enviar e-mail para suportesimposio@nupem.ufrj.br informando o problema e se possível enviando em anexo um print da tela contendo o erro ou mensagem de erro apresentada.
>>>Clique aqui para submeter seu resumo<<<
As apresentações dos resumos que forem aceitos ocorrerão de forma remota.
Um dos autores do resumo deverá gravar um vídeo, com duração de 03 (três) a 05 (cinco) minutos, apresentando a sua pesquisa. Este vídeo deve ser obrigatoriamente uma apresentação do conteúdo do resumo submetido. Recomenda-se a utilização do MODO DE GRAVAÇÃO DE TELA INTEIRA no computador. Nele, tanto o áudio, quanto a tela e as ações nela executadas serão gravadas em vídeo e reproduzidas com fidelidade após salvar o arquivo.
Não é obrigatória a exibição do rosto do(a) apresentador(a).
Ao iniciar a gravação de tela, mencionar primeiramente o título do trabalho e o nome do(a) autor(a) e, em seguida, o conteúdo do trabalho em no máximo, 5 minutos. O vídeo deverá ser disponibilizado obrigatoriamente na plataforma YouTube, categorizado como "Público" ou "Não listado" para que possa ser acessado e compartilhado pelo moderador nas salas de apresentação.
O link do vídeo deve ser enviado por e-mail ao endereço eletrônico simposiodepesquisanupem2021@gmail.com com o assunto “Link Vídeo - Nome do autor”. No corpo do email devem constar as informações:
Atenção: estas informações deverão ser enviadas até o dia 13 de dezembro.
Além de enviar o vídeo, o autor deverá estar presente na sala virtual no dia e horário marcados para a sua apresentação para arguição e discussões sobre o seu trabalho. A comissão organizadora entrará em contato por e-mail informando o link da sala, dia e horário marcados para a apresentação.
A ausência do autor na sala inviabilizará a apresentação de seu trabalho.
É de inteira responsabilidade dos autores os conteúdos das apresentações veiculados ao vivo nos meios de comunicação disponibilizados pelo evento.
A Comissão Organizadora emitirá certificados de premiação ao melhor trabalho apresentado em cada sala/sessão e, posteriormente, aos melhores de cada categoria do III Simpósio de Pesquisa do NUPEM.
As propostas de minicursos devem ser enviadas até o dia 05 de dezembro de 2021 para o endereço simposiodepesquisanupem2021@gmail.com com o assunto “Minicurso”. O corpo da mensagem deve conter o título, responsável, conteúdo estimado para no máximo quatro horas de duração - conforme horário disponível na programação, plataforma virtual a ser utilizada e link de acesso.
Minicurso: Quantificação absoluta com PCR digital – a tecnologia QIAcuity.
Resumo: A PCR digital é a terceira geração de reação em cadeira de polimerase que possibilita a quantificação absoluta dos ácidos nucleicos alvos, resultando em uma contagem precisa do número de cópias do DNA/RNA em uma amostra. A tecnologia de particionamento em nanoplacas do sistema QIAcuity da QIAGEN facilita a detecção de eventos raros em amostras ricas em inibidores e, também, a robustez para uma quantificação absoluta com alta sensibilidade e precisão. Neste minicurso iremos abordar algumas das principais vantagens da quantificação absoluta em aplicações como carga viral, expressão gênica e detecção de mutações raras.
Data: 15/12, das 9h às 12h.
Carga Horária: 3h.
Palestrante: Juliana Ramos.
Biografia da palestrante: Juliana possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e doutorado em Microbiologia Molecular com enfoque na produção de novos terapêuticos para o tratamento de doenças infecciosas. Possui amplo conhecimento em biologia molecular e microbiologia. Atualmente atua como gerente de soluções na QIAGEN Brasil.
Minicurso: Fundamentos e aplicações da técnica de PCR em Tempo Real para pesquisa científica.
Resumo:
Data: 15/12, das 9h às 12h.
Carga Horária: 3h.
Palestrante: Marcela Robaina.
Biografia da palestrante: Biomédica, mestrado e doutorado em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) com ênfase em Biologia Molecular e Pesquisa Translacional. Doutorado sanduíche na Division of Experimental Pathology, Cancer Pathobiology, The Children's Hospital of Philadelphia, USA. Pós-doutorado no Programa de Hemato-Oncologia Molecular do INCA.
Minicurso: Jogos de tabuleiro e suas possibilidades no ensino de ciências.
Resumo: Breve contexto do JOGO e do JOGAR; Importância da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem; Repertório lúdico do educador; Demonstração de jogos de tabuleiro e suas possibilidades no ensino de ciências.
Data: 15/12, das 9:30h às 12:30h.
Carga Horária: 3h.
Reponsável: Leonardo Araújo de Abreu.
Biografia do responsável: Atualmente é professor adjunto A na UFRJ-Macaé, onde ministra as disciplinas de Bioquímica Geral e Bioquímica de Sistemas (Medicina), e colabora nas disciplinas Bioquímica I e II (Farmácia). Atuou nas mesmas disciplinas como professor substituto e temporário entre 2012 e 2014. Foi bolsista de pós-doutorado PAPD (CAPES e FAPERJ) no setor de Entomologia Molecular Aplicada da Unidade de Experimentação Animal na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Concluiu (2010) pós-doutorado, pela CAPES, na Hokkaido University - Japão. Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Biociências e Biotecnologia pela UENF (2005) e doutorado em Biociências e Biotecnologia, também pela UENF (2009). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica de Insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: embriogênese, sinalização celular, cultura de células de carrapato, proteínas quinases e metabolismo.
Minicurso: Linguagem R: uma introdução.
Resumo: R é uma linguagem de programação livre, voltada para estatística e visualização de dados. Somos uma comunidade ativa, crescente e apaixonada que busca sempre aprender e compartilhar conhecimento. Convidamos você para se unir a nós. Neste minicurso apresentaremos a linguagem R desde sua base, do zero. Não será necessário qualquer conhecimento em linguagens de programação para acompanhar o curso. Realizaremos um pequeno projeto prático a fim de abordar conceitos necessários para sair do mini curso já usando o R. Iniciaremos pela instalação dos softwares R e RStudio. Estudaremos alguns fundamentos da linguagem, desde a familiarização com ambiente R até entender o uso de funções e operadores básicos do R. Estudaremos também sobre a importação e exportação de dados no programa: importar os dados é o primeiro passo para realizar as análises. Devemos dominar o uso de funções para leitura e escrita de diferentes tipos de arquivos para que possamos importar e exportar nossos dados sem grandes complicações. Aprenderemos também a calcular algumas estatísticas descritivas acerca de uma base de dados. Cálculos de médias, medianas, desvio padrão dentre outras estatísticas são úteis para explorar e conhecer os dados com que estamos trabalhando. A última sessão do minicurso será sobre os princípios básicos da criação de gráficos com as funções embutidas no R, bem como a personalização dos mesmos através de argumentos dessas funções. Gráficos de dispersão, retas de regressão, gráficos boxplot, histogramas, são exemplos do que veremos. Esperamos que ao final do curso você seja capaz de enxergar as possibilidades e aplicar a linguagem R no seu dia-a-dia.
Data: 15/12, das 9:00h às 12:00h.
Carga Horária: 3h.
Reponsável: Nícolas Chenquel Nogueira.
Biografia do responsável: Nicolas é entusiasta em liguagens de programação e aluno do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM. Atua ministrando aulas sobre análise de dados na graduação e pós-graduação.
Mesas Redondas
Dia 14/12 às 09:10h - Os desafios da produção científica no Norte Fluminense
Dia 15/12 às 9:00h - Inovação e Universidades Públicas
Dia 15/12 às 15:30 - Perspectivas sobre a regulamentação dos usos terapêuticos da Cannabis no Brasil
--
Palestras
Dia 14/12 às 13:00h - Como alavancar a restauração florestal em escala?
Dia 14/12 às 17:00h - Conectando florestas e primatas: mudanças no uso da terra e o estabelecimento efetivo de políticas de formação de corredores para conservação do muriqui
Dia 15/12 às 14:00h - Orquídeas: conhecer e preservar para produzir com sustentabilidade
--
As atividades acima relacionadas são abertas ao público e poderão ser acessadas livremente a qualquer momento. No entanto, para a obtenção de certificados, será necessário realizar sua inscrição através do módulo "FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO!" logo abaixo. Os certificados serão emitidos para cada atividade individualmente.
--
IMPORTANTE: Nossos eventos utilizam um sistema de apoio que gerencia os cadastros dos participantes, o "CadastroWeb UFRJ". Para submeter seu resumo, antes será necessário Criar seu cadastro neste sistema. Caso já possua cadastro e deseje solicitar uma nova senha de acesso, basta utilizar o link Esqueci minha senha.
Lembre-se, seu login (username) no CadastroWeb sempre será a numeração de seu CPF, sem pontos nem traço.
--
Ana Cristina Petry | Astrea Castro | Carlos Alberto de Moura Barboza | Cintia Rodrigues Pinheiro | Emanuel Victor Nogueira Gotardo | Gabriela Corrêa Valente | Henrique Rocha Mendonça | Ligia Salgado Bechara | Magdalena Nascimento Rennó | Maurício Mussi Molisani | Natalia Martins Feitosa | Paula Alvarez Abreu | Paula Debiasi | Rodrigo Lemes Martins | Thuany Nogueira
Contato: direcaodepesquisa@nupem.ufrj.br
Caro participante,
● Nossos eventos utilizam um sistema de apoio que gerencia os cadastros dos participantes, o "CadastroWeb UFRJ".
● Para realizar sua inscrição nas atividades do simpósio e submeter seu resumo, antes será necessário Criar seu cadastro neste sistema. No momento de fazê-lo, por favor leia cuidadosamente as mensagens que o sistema fornece e preencha seus dados com o máximo de atenção a fim de evitar possíveis falhas de login após a criação do cadastro.
● Caso já possua cadastro e deseje apenas solicitar uma nova senha de acesso, basta utilizar o link Esqueci minha senha.
Lembre-se, seu login (username) no CadastroWeb sempre será
a numeração de seu CPF, sem pontos nem traço.
● Caso tenha dificuldades de acesso/utilização do sistema, basta enviar e-mail para suportesimposio@nupem.ufrj.br informando o problema e se possível enviando em anexo um print da tela ou mensagem de erro exibida. Isso nos ajudará a identificar o problema e resolvê-lo mais rápido.
DICA: Muitas vezes, utilizar uma janela/aba de navegação anônima em seu navegador web, tanto no smatphone quanto no computar, ajuda a corrigir possíveis erros de carregamento de página ou travamento de login. Por isso, sempre vale a pena testar o acesso desejado utilizando uma aba anônima antes de contatar qualquer suporte.
DIA 14/12/2021: 14:30h - 16:30h
Sala 1: Biologia Celular e Bioquímica/Ciências Fisiológicas (Link - https://meet.google.com/cho-
Coordenadoras: Natália Feitosa e Cintia Rodrigues
AÇÃO NEUROPROTETORA, NEURITOGÊNICA E ANTI-INFLAMATÓRIA DE DERMATAM SULFATO DE PHALLUSIA NIGRA EM LESÃO INDUZIDA POR ROTENONA IN VITRO.
ANÁLISE DA GERAÇÃO INDUZIDA DE SIFÕES NA ASCÍDIA STYELA PLICATA
DERMATAM SULFATO DE PHALLUSIA NIGRA E SEUS OLIGOSSACARÍDEOS PROMOVEM NEURITOGÊNESE EM MODELO IN VITRO
DESENVOLVIMENTO DE MODELO ANIMAL INOVADOR EM BIOTÉRIO PARA O ESTUDO DAS DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
ESTUDO IN SILICO E IN VITRO DE ALCALOIDES INDÓLICOS E CUMARINAS COMO POTENCIAIS INIBIDORES DAS ENZIMAS ACETILCOLINESTERASE E BUTIRILCOLINESTERASE HUMANAS PARA D
INDUÇÃO DE TOLERÂNCIA TÉRMICA EM LENTILHA (LENS CULINARIS) POR MEIO DA NANOBIOTECNOLOGIA
INIBIDORES DE COLINESTERASES PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER
INVESTIGAÇÃO DE NOVOS ALVOS TERAPÊTICOS NO GENOMA DO TRYPANOSOMA CRUZI USANDO DIFERENTES ABORDAGENS COMPUTACIONAIS
ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO CONTRIBUEM PARA A REGENERAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL DE ASCÍDIAS
Sala 2: Ciências Ambientais (Link - meet.google.com/edc-asqd-wcy)
Coordenadores: Mauricio Mussi e Paula Debiasi
PRODUÇÃO DE BIOCARVÃO A PARTIR DE TYPHA DOMINGENSIS PERS.: UMA SOLUÇÃO PARA MITIGAÇÃO DA EUTROFIZAÇÃO DE CORPOS HÍDRICOS E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
REGISTROS INÉDITOS DE LAGOMORFOS E ROEDORES EQUIMÍDEOS EM PELOTAS DE CORUJA SUINDARA NO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA
REVISÃO DA LITERATURA SOBRE DESTINAÇÃO DO LAVADO GÁSTRICO
SAZONALIDADE DE ENCALHES DA FAUNA DE TETRÁPODES NA BAÍA DE PARATY, RIO DE JANEIRO, BRAZIL
SÍTIOS DO PROJETO PESQUISAS ECOLÓGICAS DE LONGA DURAÇÃO (PELD) NO BRASIL: QUE TIPO DE ALIANÇA OS CIENTISTAS DA ECOLOGIA FAZEM?
TOLERÂNCIA TÉRMICA DO FOTOSSISTEMA II EM MACROALGAS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE
VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE ENCALHES DE AVES MARINHAS NAS BACIAS DE SANTOS, ESPÍRITO SANTO E CAMPOS
VISITANTES ILUSTRES NO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE: ENCALHES DE AVES MARINHAS NA BAÍA DE ILHA GRANDE, RIO DE JANEIRO, BRASIL
Sala 3: Saúde (Link - https://meet.google.com/fwd-
Coordenadores: Magdalena Rennó e Petter Entringer
CONTINUIDADE DE LIGA ACADÊMICA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
A CONTRIBUIÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA NA ATUALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA: ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UM EVENTO CIENTÍFICO VOLTADO A PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMAGEM E O CUIDADO À PESSOA COM PSORÍASE: UM ESTUDO DE REVISÃO
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA MONITORAMENTO DO ESTADO HEMODINÂMICO DE PACIENTES CRÍTICOS
MATERNIDADE VIVA, PROMOVENDO INTERATIVIDADE ATRAVÉS DE ESPAÇOS TEMÁTICOS EM HOSPITAL PÚBLICO NA REGIÃO DOS LAGOS DO RIO DE JANEIRO
ASSOCIAÇÃO ENTRE DESMIELINIZAÇÃO NEOCORTICAL E EXCITABILIDADE EM UM MODELO ANIMAL DE ESCLEROSE MÚLTIPLA
CONTRIBUIÇÕES DA ANATOMIA NO BRASIL
DESAFIOS PARA CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PERÍODO DE PANDEMIA.
Sala 4: Ciências Ambientais (Link - https://us02web.zoom.us/j/
Coordenadores: Ana Petry e Allan Pozobon
AÇÃO DE BIOINSUMOS SOBRE A NUTRIÇÃO MINERAL DE TOMATEIROS CULTIVADOS EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO
AGRICULTURA NO MUNICÍPIO DE MACAÉ - CARACTERÍSTICAS, HISTÓRICO E MAPEAMENTO
ANÁLISE DO CONTEÚDO DE PARASITOSES ASSOCIADOS AO RACISMO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO BÁSICO
ANÁLISE PRELIMINAR DO CONTROLE TOP-DOWN DO ZOOPLÂNCTON SOBRE A PRODUTIVIDADE PRIMÁRIA FITOPLANCTÔNICA NA LAGOA DE JURUBATIBA
AS DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DAS ÁGUAS: CONFLITOS E POTENCIALIDADE DO NORTE FLUMINENSE
AVALIAÇÃO DA CONECTIVIDADE HIDROLÓGICA DE ÁREAS ÚMIDAS: MÉTRICAS DA PAISAGEM, UMA POSSIBILIDADE?
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO MACABU NA DISPONIBILIDADE HÍDRICA, NO TRANSPORTE DE SEDIMENTO E NA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO SÃO PEDRO (MACAÉ/RJ).
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA BARRAGEM DE JUTURNAÍBA NO FLUXO HÍDRICO E DE SEDIMENTOS
Sala 5: Educação (Link - https://meet.google.com/chj-cfim-xpe)
Coordenadores: Rafael Costa e Teo Bueno
LETRAMENTO CIENTÍFICO SOBRE TRATAMENTO E VACINAS PARA COVID-19: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE UMA TIRINHA
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TRABALHADORES NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA DA BACIA DE CAMPOS: PROPOSTAS PARA MELHORIA NA GESTÃO AMBIENTAL
A PERCEPÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR – O CASO DOS PROFESSORES PENDULARES DA REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MACAÉ-RJ
ADAPTAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE O CORPO HUMANO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DURANTE A COVID-19
CICLO DE PALESTRAS NUPEM/UFRJ ONLINE: IMPORTANTE VIA PARA A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE
COMO AS PRÁTICAS DAS AULAS DE CAMPO COM AS INFÂNCIAS IMPACTARAM NA EVOLUÇÃO DO IDEB EM UMA ESCOLA PÚBLICA PERIFÉRICA DE MACAÉ - RJ
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO INTERATIVO PARA OS ATRATIVOS NATURAIS EM MACAÉ: UM DIÁLOGO ENTRE TECNOLOGIA, TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
IMPLEMENTAÇÃO DE TRILHA INTERPRETATIVA NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA RESTINGA DO BARRETO ATRAVÉS DO APLICATIVO "PLANTAS NO DIA-A-DIA"
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS SOBRE O CORPO HUMANO COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
DIA 15/12/2021: 13:30h - 15:30h
Sala 6: Ciências Fisiológicas/Microbiologia (Link - https://meet.google.com/ghx-
Coordenadoras: Cintia Rodrigues e Natalia Feitosa
EFEITOS DO ESTRESSE TÉRMICO AGUDO NA MODULAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO DA ASCÍDIA PHALLUSIA NIGRA
EXPRESSÃO DO CFTR EM ORGANISMO-MODELO ATHERINELLA BRASILIENSIS (QUOY & GAIMARD, 1825) (ATHERINIFORMES, ATHERINIDAE) EM DIFERENTES SALINIDADES
NICHO HEMATOPOIÉTICO E HOMING EM ASCÍDIAS DURANTE A NEURORREGENERAÇÃO
O PAPEL DA ROTENONA SOBRE A DISFUNÇÃO MITOCONDRIAL E A MORTE NEURONAL NA ASCÍDIA STYELA PLICATA
RESPOSTA NEUROINFLAMATÓRIA MODULA GRAVIDADE DA DISPLASIA CORTICAL E PREDIPOSIÇÃO A CONVULSÕES FEBRIS
INFLUÊNCIA DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA VARIAÇÃO DA COMUNIDADE BACTERIANA DA LAGOA DE IMBOASSICA - MACAÉ/RJ
INOCULANTES BACTERIANOS: PROSPECÇÃO DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE CULTIVO
TRIAGEM VIRTUAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS A ANTIFÚNGICOS PARA SPOROTHRIX SP UTILIZANDO FERRAMENTAS DE MODELAGEM MOLECULAR
Sala 7: Saúde (Link - https://meet.google.com/
Coordenadores: Elane Ribeiro e Petter Entringer
DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE OS TERMOS ENCONTRADOS NAS BULAS DE MEDICAMENTOS
A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO E SUAS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
ESTUDO EM FILMES, SÉRIES E DOCUMENTÁRIOS SOBRE A ABORDAGEM DE TEMAS LIGADOS À SAÚDE E AOS MEDICAMENTOS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS- UMA REFLEXÃO PARA INOVAÇÕES NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
PREVALÊNCIA DO TABAGISMO E ETILISMO NA POPULAÇÃO RIBEIRINHA DE MACAÉ: DADOS PRELIMINARES
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS CONTRAÍDAS PELA VIA ORAL
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES DO GRUPO DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO.
Sala 8: Ciências Ambientais (Link - https://meet.google.com/sxh-grzt-xfj)
Coordenadoras: Paula Debiasi e Patricia Mancini
AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO EXPERIMENTAL DE MÉTODOS DE RESTAURAÇÃO UTILIZANDO CONCEITOS E TÉCNICAS DA ECOGEOMORFOLOGIA FLUVIAL E SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA
CAPACIDADE PREDITIVA DA ATENUAÇÃO DA RADIAÇÃO FOTOSSINTETICAMENTE ATIVA (PAR) NA COLUNA D’ÁGUA DA LAGOA DE JURUBATIBA (RJ) ATRAVÉS DO DISCO DE SECCHI
CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DA GALHA FOLIAR CÔNICA EM PLEOPELTIS MINIMA (BORY) J. PRADO & R.Y. HIRAI (POLYPODIACEAE)
CAUSAS ANTRÓPICAS E SAZONALIDADE DE ENCALHES DE TARTARUGAS NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL
CRIOPRESERVAÇÃO DOS ESPOROS DE ISOËTES CANGAE (ISOETACEAE), UMA ESPÉCIE ENDÊMICA AMEAÇADA DA SERRA DOS CARAJÁS (PA), COM VISTA À SUA CONSERVAÇÃO EX SITU
CULTIVO E REPRODUÇÃO DE ISOETES CANGAE (ISOETACEAE) EM DIFERENTES COMPOSIÇÕES DE SUBSTRATOS: ESTRATÉGIA PARA CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL CORALÍNEA DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO RECIFE DE FORA, BAHIA
DIVERSIDADE E CONECTIVIDADE GENÉTICA DO CORAL ENDÊMICO MUSSISMILIA HARTTII (VERRIL, 1868) E DE SEUS SIMBIONTES DINOFLAGELADOS NA COSTA DO BRASIL
ECOLOGIA POPULACIONAL DE MELOCACTUS VIOLACEUS (PFEIFF) SUBSP. VIOLACEUS (CACTACEAE) NO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA
Sala 9: Ciências Ambientais (Link - https://us02web.zoom.us/j/
Coordenadores: Ana Petry e Allan Pozobon
DESEMPENHO DE DIFERENTES ÍNDICES DE VEGETAÇÃO DE IMAGENS CBERS 4A PARA VEGETAÇÃO DE RESTINGA
PRAIA DIGITAL: UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA CONSERVAÇÃO E MANEJO DAS PRAIAS ARENOSAS NO MUNICÍPIO DE MACAÉ-RJ
EFEITOS DO INSETICIDA DIFLUBENZURON E DO SEU PRINCÍPIO ATIVO SOBRE LARVA DE PEIXE-ZEBRA
ENCALHES DE TARTARUGAS MARINHAS E A IMPORTÂNCIA DO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA COMO SÍTIO DE DESOVA DA TARTARUGA CABEÇUDA (CARETTA CARETTA)
IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANO DE REABILITAÇÃO ECOLÓGICA DA PAISAGEM DE UM RIACHO AMAZÔNICO ASSOREADO POR SEDIMENTO ESTÉRIL
INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS E BIOLÓGICOS PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL EM PRAIAS ARENOSAS NO MUNICÍPIO DE MACAÉ-RJ
ISCA MICROENCAPSULADA COM METABÓLITOS DA ALGA LAURENCIA DENDROIDEA NO CONTROLE DE MOSQUITOS
PADRÃO DE ENCALHES DE TARTARUGAS MARINHAS NA BAÍA DE ILHA GRANDE, RIO DE JANEIRO, BRASIL
Sala 10: Biologia Celular e Bioquímica/ Ciências Fisiológicas (Link - meet.google.com/cgy-eqku-icp)
Coordenadores: Paula Abreu e Carlos Barboza
O DERMATAM SULFATO EXTRAÍDO DA ASCÍDIA PHALLUSIA NIGRA NA NEUROPROTEÇÃO E NO PERFIL INFLAMATÓRIO DE MICROGLIÓCITOS EM MODELO IN VITRO DE NEUROINFLAMAÇÃO
O EFEITO DA 3-ACETILPIRIDINA SOB A DIFERENCIAÇÃO DE HEMÓCITOS EM CÉLULAS NEURAIS DAS ASCÍDIAS
O ENVOLVIMENTO DO DERMATAM SULFATO NA NEURORREGENERAÇÃO DA ASCÍDIA STYELA PLICATA
PREDIÇÃO ESTRUTURAL DE PROTEÍNAS RELACIONADAS A LESÕES NO CÓRTEX CEREBRAL
SUBSTÂNCIAS HÚMICAS ALTERAM OS TEORES DE MACRO E MICRONUTRIENTES EM FOLHAS DE TOMATEIRO (SOLANUM LYCOPERSICUM)
ANÁLISE IN SILICO DE PRODUTOS NATURAIS DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA NO TRATAMENTO COVID-19: NUBBEDB CONTRA SARS-COV-2 PLPRO
ASSOCIAÇÃO ENTRE MALFORMAÇÃO NO CÓRTEX VISUAL E CONVULSÕES EM ROEDORES: POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM NEUROPLASTICIDADE
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS FISIOLÓGICOS FRENTE AO SILENCIAMENTO DA Α-GLUCOSIDASE EM RHODNIUS PROLIXUS E O IMPACTO NA INFECÇÃO POR TRYPANOSOMA CRUZI
Sala 11: Educação (Link - meet.google.com/deq-ifni-ogp)
Coordenadores: Rafael Costa e Américo Pastor
INSETVIDAS: SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE INSETOS COMO ESTRATÉGIA PARA DESMISTIFICAÇÃO E CONSERVAÇÃO
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMAÇÃO CONTNUADA PARA O CORPO DOCENTE DO CIEP M. PROF.º DARCY RIBEIRO
MODELAGEM TRIDIMENSIONAL COMO INOVAÇÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA E COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
NA ONDA DA EDUCAÇÃO OCEÂNICA COM O PROJETO IURUKUÁ
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO BIOMA CAATINGA: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL ANÁLIA TENÓRIO NO MUNICÍPIO DE OLHO D'ÁGUA GRANDE - ALAGOAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA: COMO A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PROMOVE A CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE FUTURAS FARMACÊUTICAS.
“PANC – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E NUTRITIVO PARA TODOS. UM LABORATÓRIO DE OPORTUNIDADES”
ELABORAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS