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Participantes: Fabio Di Dario (Direção do Nupem), João R. T. de Mello Neto (Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa), Ivana Bentes (Pró-Reitora de Extensão), Izabella V. de C. Camargo (Secretária Executiva de Ensino Superior de Macaé), Christine Ruta (Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura)
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A | Auditório |
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Palestrante: Profa. Dra. Christine Ruta
Curriculo: Professora na UFRJ desde 2007, primeira Diretora de Extensão Nupem/UFRJ (2007-2009) e a primeira Coordenadora Geral de Extensão UFRJ-Macaé (2012-2014). Atualmente é a Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro
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A | Auditório |
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Palestrante: Gilmar Machado Barbosa (Cartunista das Cavernas)
Currículo: Em 2003, foi eleito o melhor cartunista brasileiro pelo Troféu HQ Mix. Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog na categoria artes. Em 2021, foi homenageado no "Festival De l'humour Saint Just Le Martel" na França, recebendo o "Prêmio Grand Prix Internacional De La Presse Etrangère" pelo conjunto da sua obra.
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A | Auditório |
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Palestrante: Profa. Dra Gulnara P. Borja-Cabrera (Diretora executiva do Instituto Nacional de Investigación en Salud Pública, Guayaquil, Equador) e Professora da Universidad San Francisco de Quito, Quito, Equador)
Currículo: É Mestre e Doutora em Patologia pela Universidade Fluminense e foi Vice Reitora da Universidad de Guayaquil, Equador. Atualmente é Diretora executiva do Instituto Nacional de Investigación en Salud Pública, Guayaquil, Equador, e Professora da Universidad San Francisco de Quito.
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A | Auditório |
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Palestrante: Prof. Dr. Luiz Carlos Dias (Professor Titular do Instituto de Química da Unicamp, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico)
Currículo: Professor Titular do Instituto de Química da Unicamp, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.
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A | Auditório |
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Serão trabalhados os conceitos teóricos e os participantes serão estimulados a colocarem o conhecimento em prática através da elaboração de uma prancha científica (atividade opcional)
Responsáveis: Naiara Viana Campos, Lais Barreto Jordão, Sabrina Dias Matos
Ementa: Pranchas científicas são ferramentas didáticas essenciais no estudo de biologia e na comunicação científica. São conhecidas como ilustrações científicas e podem incluir fotografias, diagramas ou ilustrações que permitem comunicar resultados, conceitos e processos de forma visualmente clara. As pranchas científicas são muito utilizadas na publicação de resultados de pesquisas (TCC, Dissertação, Artigos) e em apresentações (Aulas, Palestras e Cursos). A criação de pranchas científicas incentiva o desenvolvimento de habilidades de observação, desenho técnico, interpretação de dados e comunicação visual. Embora seja algo tão presente ao longo da trajetória acadêmicas dos estudantes, raramente se tem a oportunidade de aprender conceitos fundamentais para a elaboração de pranchas científicas, fazendo com que essa atividade se torne custosa e muitas vezes frustrante. O minicurso “Fotografia digital e montagem de pranchas científicas” tem o intuito de auxiliar estudantes de graduação e de pós-graduação na documentação e edição de imagens de amostras biológicas. Serão tratados os seguintes aspectos: obtenção de imagens, inserção de escalas, edição de imagens (contraste, brilho, tamanho, fundo) e montagem de pranchas científicas seguindo normas de revistas científicas.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | A definir |
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Responsável: Paula Alvarez Abreu e Leonardo Araujo de Abreu.
Ementa: Jogos de tabuleiro modernos são jogos lançados a partir dos anos 1990 destacam-se por trazerem novos e diversificados modos de jogar e diversidade de temas, em que há pouca influência da sorte e o elemento sorte é substituído por desafios e tomadas de decisão. As partidas apresentam tempo curto em relação a outros jogos, possibilitam interação entre os jogadores; conflito indireto entre os jogadores e ausência de eliminação de participantes. O potencial dos jogos de tabuleiro como ferramentas pedagógicas demanda do educador uma intencionalidade, e ciência de seu papel como mediador. Nesse contexto, foi proposto um mini curso com os objetivos de: realizar demonstrações práticas de jogos de tabuleiro, e refletir sobre o uso destes jogos de tabuleiro modernos na educação e para ensino de habilidades e conteúdos relacionados a educação em saúde com aplicações práticas no cotidiano. O público alvo desta atividade são pessoas interessadas em jogos independentemente da faixa etária, professores atuando em qualquer nível do ensino, estudantes da graduação e educação básica a partir dos anos finais do fundamental. A partir da exposição dialogada com os participantes serão apresentados jogos para ensino de ciências e saúde e exploradas as possibilidades dos jogos não somente para trabalhar conteúdos pedagógicos, mas também no desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas com aplicações práticas no cotidiano. Como resultados esperados, em adição à introdução dos participantes à cultura dos jogos de tabuleiros, espera-se que esses sejam provocados a refletirem sobre as possibilidades de criar, produzir, adaptar e/ou selecionar um jogo para uso em sala de aula. O contato com os jogos de tabuleiro modernos, pode contribuir para reflexões sobre suas práticas pedagógicas e fomentar a inovação nos processos de ensino e aprendizagem.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | A definir |
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Apresentadora: Yasmin Chidren (É jornalista produtora e curadora no audiovisual independente, com foco em cinema de impacto social. Atua na Descoloniza Filmes e produziu Anhangabaú (Kikito de Melhor Documentário no Festival de Gramado, 2023) Fundadora do CineClube Invenção, prioriza obras dirigidas por mulheres e voltadas à transformação social).
Palestrante: Rosa Maria Roldan Santa Isabel (É mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ, com foco em Sistemas Agroflorestais. Participou da luta de Chico Mendes pela Amazônia nos anos 1980 e assessorou o Conselho Nacional dos Seringueiros após seu assassinato. Atuou na CUT em pautas ambientais e integrou a Petrobras na área de energias renováveis).
Após a apresentação do filme, teremos a palestra de Rosa Maria Roldan Santa Isabel e as discussões sobre a temática do filme serão conduzidas por ambas.
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A | Auditório |
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Palestrante: Profa. Dra. Maria Gertrudis A. Justi Silva
Currículo: Meteorologista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-1979) e doutora em Engenharia Mecânica, área de concentração em Ciências Atmosféricas em Engenharia pela COPPE/UFRJ. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Norte Fluminense
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A | Auditório |
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Palestrante: Prof. Amilcar Tanuri
Currículo: É médico, virologista e professor da UFRJ e é referência em pesquisas sobre HIV, Zika e Covid-19 no Brasil. Ganhou destaque ao identificar o Zika vírus durante a epidemia de 2015. Atua como consultor da OMS e recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico. É reconhecido por sua contribuição à saúde pública e à ciência brasileira.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Auditório |
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Palestrante: com a participação das Secretarias do Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, Macaé, Carapebus, Quissamã.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Auditório |
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Participantes: Representantes da Secretaria de Ensino Superior (Dra. Izabella V. de C. Camargo), Prof. Dr. Ricardo Medronho (Fundação Universitária José Bonifácio - FUJB) e Prof. Dr. Glaydston Mattos Ribeiro (Fundação Coppetec), Prof. Dr. Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto
(Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ)
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Auditório |
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Responsáveis: Dr. Marco Antonio Lopes Cruz e Dra. Izabela Silva dos Santos
Ementa: A Biotecnologia constitui uma das principais áreas relacionadas às Ciências Biológicas, sendo um campo estratégico e promissor no tocante à competitividade científica e tecnológica do Brasil, não só pelo potencial de exploração da biodiversidade, mas também, por abranger vários setores da economia, como a indústria alimentícia, agronegócio, indústria farmacêutica, entre outros. As aplicações biotecnológicas estão presentes em praticamente todos os aspectos do nosso cotidiano. Seja na agricultura atuando na produção de alimentos in natura (frutas e legumes) ou industrializados como pães, queijos e vinhos. Também é relevante o papel da Biotecnologia na área da Saúde, seja na área prevenção de doenças (vacinas), no setor de diagnósticos (testes rápidos e moleculares) ou ainda na biotecnologia voltada para a regeneração (terapia com células-tronco e transplantes). Nesse contexto, a ação Biotecnologia na escola: ensinando e desmistificando para alunos do fundamental II e ensino médio da rede Municipal de Macaé objetiva diminuir a distância entre o conhecimento acadêmico especializado e agentes do Ensino Básico local. Para isso, serão utilizadas aulas teóricas combinadas com atividades práticas no Laboratório de Biotecnologia Vegetal. Durante a atividade serão abordados temas relacionados às diferentes aplicações da Biotecnologia, tendo como foco principal dois principais tópicos: Engenharia Genética e Biotecnologia Vegetal. Essa estratégia visa não só contribuir para a promover a divulgação da importância da cultura científica, mas também promover a inclusão social através da Biotecnologia, uma área de conhecimento estratégica para um crescimento econômico ambientalmente sustentável e socialmente aceitável.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Sala 1 |
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B | LIG (prédio novo) |
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Palestrante: Leandro Coelho Teixeira Pinheiro
Currículo: Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) no Laboratório de Neurobiologia Celular e Molecular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pelo IBCCF. Bacharel em Ciências Biológicas modalidade médica pela UFRJ. Tem foco nas áreas de neurociências com ênfase em terapia celular, terapia gênica e regeneração do sistema nervoso central.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Auditório |
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Palestrante: Erasmo Alfredo Amaral de Carvalho Filho
Currículo: Especialista em peixes marinhos do Brasil é referência na taxonomia e ecologia de espécies costeiras. Atua com pesquisa, ensino e consultoria, contribuindo para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade marinha. Seu trabalho é fundamental para o conhecimento dos nossos mares e forma gerações de pesquisadores na ictiologia brasileira.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Auditório |
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Palestrante: MSc. Renato Contessotto
Currículo: Graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo, mestrado no programa EMERALD com tríplice diploma em: 1) Master en "Geosciences: Planètes, Ressources, Environnement " - École Nationale Supérieure de Géologie (ENSG) - Nancy/França; Master in Geosciences Engineering - Lulea University of Technology - Suécia; 3) Master on "Ingénieur Civil des Mines et Géologue" / Université de Liège - Bélgica Também possui mestrado em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é gerente de microscopia avançada e especialista em MEV/XRM da ZEISS.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Auditório |
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Responsáveis: Dr. Marco Antonio Lopes Cruz e Dra. Izabela Silva dos Santos
Ementa: A Biotecnologia constitui uma das principais áreas relacionadas às Ciências Biológicas, sendo um campo estratégico e promissor no tocante à competitividade científica e tecnológica do Brasil, não só pelo potencial de exploração da biodiversidade, mas também, por abranger vários setores da economia, como a indústria alimentícia, agronegócio, indústria farmacêutica, entre outros. As aplicações biotecnológicas estão presentes em praticamente todos os aspectos do nosso cotidiano. Seja na agricultura atuando na produção de alimentos in natura (frutas e legumes) ou industrializados como pães, queijos e vinhos. Também é relevante o papel da Biotecnologia na área da Saúde, seja na área prevenção de doenças (vacinas), no setor de diagnósticos (testes rápidos e moleculares) ou ainda na biotecnologia voltada para a regeneração (terapia com células-tronco e transplantes). Nesse contexto, a ação Biotecnologia na escola: ensinando e desmistificando para alunos do fundamental II e ensino médio da rede Municipal de Macaé objetiva diminuir a distância entre o conhecimento acadêmico especializado e agentes do Ensino Básico local. Para isso, serão utilizadas aulas teóricas combinadas com atividades práticas no Laboratório de Biotecnologia Vegetal. Durante a atividade serão abordados temas relacionados às diferentes aplicações da Biotecnologia, tendo como foco principal dois principais tópicos: Engenharia Genética e Biotecnologia Vegetal. Essa estratégia visa não só contribuir para a promover a divulgação da importância da cultura científica, mas também promover a inclusão social através da Biotecnologia, uma área de conhecimento estratégica para um crescimento econômico ambientalmente sustentável e socialmente aceitável.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Sala 1 |
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B | LIG (prédio novo) |
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Palestrante: Simone Sales (Secretária Mun. Adj. de Atenção Básica de Macaé)
Currículo: Enfermeira graduada pela Universidade Salgado de Oliveira (2011). Mestranda em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Secretária Adjunta de Atenção Básica de Macaé/RJ.
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A | Auditório |
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Participantes: Daniela Bastos (gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Macaé) e Simone Sales (Secretária Mun. Adj. de Atenção Básica de Macaé)
Currículo: Gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Macaé). Assistente social formada pela PUC-RJ. Pós graduada em Gestão em Saúde da Família, Mestre e Doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
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A | Auditório |
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Palestrante: Prof. Carlos Alberto Cioce Sampaio
Currículo: Carlos Alberto Cioce Sampaio é professor e pesquisador nas áreas de sustentabilidade, ecossocioeconomia e desenvolvimento territorial. Atua na FURB, USJT e como visitante na USP. É doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina e fez Pós-doutorados no Chile, Espanha e EUA. É coordenador da área de Ciências Ambientais da CAPES.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Auditório |
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Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Auditório |
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Participante: Rosemery C. O Almeida (Chefe do Setor Técnico-Científico da Superintendência Regional de Polícia Federal no Rio de Janeiro)
Currículo: Rosemery C. O Almeida é Perita Criminal Federal há quase 20 anos, com atuação especializada em fauna silvestre em cativeiro. Médica veterinária de formação, tem vasta experiência em bem-estar animal e já produziu cerca de 600 laudos para a Polícia Federal. Destacam-se suas perícias em casos de tráfico de animais, mortes em centros de triagem, caça ilegal, pesca no defeso e tráfico internacional de aves e primatas.
Turma | Local | Horários | Obs. |
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A | Auditório |
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